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O que são Chatbots e como usá-los em sua empresa?

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Você já deve ter ouvido falar sobre Chatbots, não é mesmo? Mas você tem alguma ideia do que, realmente, eles são ou de como usá-los na estratégia de relacionamento da sua empresa?

 

Bom, se a sua resposta foi negativa, não tem nenhum problema. Esse é um assunto relativamente novo e que ainda causa muitas dúvidas, então preparamos um conteúdo completo para que você termine essa leitura sabendo tudo sobre o assunto.

Vamos lá?

 

O que são Chatbots?

Os Chatbots são, basicamente, ferramentas ou programas com atividades de relacionamento pré-definidas, onde ele irá interagir através de respostas automáticas que são ativadas por meio de perguntas.

 

Achou muito confuso?

 

Você já deve ter ouvido falar na Siri, a moça do sistema operacional IOS que ajuda os “donos” dos aparelhos respondendo questões e ativando tarefas do celular, não é mesmo? Pois bem, ela é um Chatbot programado pela Apple para dar mais agilidade e possibilidades à experiência do usuário.

 

Podemos dizer que, atualmente, o Chatbot tem sido bastante utilizado por empresas, o objetivo quase sempre é que ele realize um primeiro contato com seu cliente, pois além de tornar a comunicação muito mais rápida, se programado corretamente, aproxima-se muito de um diálogo real.

 

Você pode estar pensando: Colocarei meus consumidores para falar com robôs?

 

Quase isso! Porém, você estará fornecendo uma qualidade superior de atendimento, onde muitas dúvidas e questionamentos podem ser esclarecidos de imediato, sem a necessidade de aguardar por um atendente humano.

 

Essa solução simples otimiza o tempo do cliente que teria que explicar todo o problema e ainda aguardar uma resposta por, no mínimo, alguns incansáveis e preciosos minutos.

 

A utilização de Chatbots torna tudo mais eficiente. Estamos falando de evolução, mas é claro, ele não substitui o atendimento humanizado em todas as situações e você entenderá o motivo!

 

Benefícios de usar Chatbots

Não existe limites para a utilização desse tipo de ferramenta inteligente. É possível a personalização de multicanais: redes sociais, SMS, Whatsapp e até mesmo o atendimento telefônico.

 

O melhor, é que não é necessário fazer com que seu cliente baixe um aplicativo, basta que ele inicie uma conversa em um chat, por exemplo, para que a comunicação se inicie.

 

Como benefícios, podemos listar:

 

  • Baixo custo de implementação, já que existem ferramentas gratuitas que fazem o serviço;
  • Alto índice de personalização, uma vez que, quanto maior a interação com a ferramenta, mais inteligente ela fica. É como se ela “aprendesse” mais com cada pergunta, afinal, ela guarda informações;
  • Agilidade em um primeiro atendimento;
  • Envio de mensagens com novidades ou promoções com maior rapidez;
  • Atendimento durante 24 horas por dia, sem a necessidade de um funcionário direto.

 

O que você precisa entender é que a utilização de um Chatbot não irá inutilizar a necessidade de pessoas para fazer o atendimento de seus clientes. Você até pode utilizar essa ferramenta como a sua porta de entrada, coletando informações, perguntando sobre o problema e relacionados. No entanto, para questões mais sérias nada substitui o atendimento de “pessoa para pessoa”.

 

Isso é algo muito importante para a sua marca e que precisa ser bastante valorizado!

 

Como usar Chatbots em sua empresa?

Certamente, você já deve ter enxergado os benefícios de utilização dos Chatbots, não é mesmo?

 

Acredite, muitas marcas já estão gerando até vendas através deles. Com uma programação perfeita para entender as necessidades, a forma de pagamento e fechar a venda.

 

Pois bem, se você deseja começar a utilizar esse tipo de ferramenta em sua estratégia de atendimento, o primeiro passo é entender quais são as dúvidas mais frequentes que seus clientes têm em relação aos seus produtos e serviços.

 

O que tem tomado mais tempo de seus funcionários para esclarecimentos?

 

Talvez, esse seja um excelente ponto de partida. Afinal, questões simples podem ser facilmente solucionadas através de respostas rápidas.

 

Como dissemos, conforme ela vai interagindo com os seus usuários, ela vai salvando informações e ficando mais inteligente. Só que, inicialmente, é você que terá que fazer um levantamento para entender o que colocar.

 

As dúvidas mais frequentes serão um bom começo. E claro, uma opção para falar com um atendente humano sempre será muito bem-vinda!

 

Então é isso!

 

Esperamos que você tenha entendido o que são os Chatbots e como fazer o uso para sua empresa ou marca.

 

Se ficou alguma dúvida ou precisa de ajuda na implementação, venha bater um papo com a gente. Podemos lhe ajudar!

 

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