
5 formas para aumentar o tráfego orgânico do seu E-Commerce
Uma das maiores metas de quem está montando o seu e-commerce, é conquistar um bom tráfego orgânico á longo prazo. O ideal é que mais de 50% dos acessos de um site venham das pesquisas dos sites de busca, por acesso direto, ou mesmo de hiperlinks de outros sites, matérias de blogs, entre outros.
Entretanto, para conquistar esta meta, é necessário investir inicialmente em algumas estratégias primordiais. É preciso investir dinheiro de forma contínua em diversos canais para que haja o aumento do tráfego orgânico.
Você deve saber, porém, que esta não é uma tarefa tão simples quanto parece. Por isso, conversei com alguns especialistas da área e somei o meu conhecimento para te trazer este material.
O que eu posso fazer para aumentar o tráfego orgânico no meu e-commerce?
De uma forma geral, quanto mais estratégias forem utilizadas, maior será a possibilidade de indexação do seu site nas buscas orgânicas. Obviamente que estas estratégias precisam ser feitas com qualidade, e por profissionais qualificados. Citaremos abaixo 5 estratégias primordiais para que você possa dar foco e colher resultados no médio e longo prazo:
1- Invista em SEO
SEO (Search Engine Optimization) é considerado hoje a principal estratégia para o aumento do tráfego orgânico de um site.
Ele consiste em otimizar as páginas de um site. Isso para que ele esteja bem posicionado nos mecanismos de busca como Google, Yahoo ou Bing.
É dividido em duas categorias: o SEO Onpage e Offpage.
O SEO Onpage tem como objetivo otimizar as páginas que possuem o seu domínio, ou seja, a sua loja virtual para melhor leitura e indexação de seu conteúdo nos buscadores.
Nele alguns fatores são avaliados. Melhorar esses fatores nas páginas é um dos primeiros passos para que os buscadores possam indexar o seu site e posicioná-lo melhor. E, consequentemente, você pode ganhar relevância e conquistar mais acessos.
Por outro lado, o SEO Offpage conta com fatores externos à sua loja virtual, mas que ainda assim interferem no desempenho nos motores de busca.
Por isso, quanto melhor for a qualidade do conteúdo e experiência do usuário, maiores as chances do seu site ser encontrado e compartilhado.
No blog da Chiclé Digital, nós já falamos sobre 15 dicas rápidas de SEO para E-Commerce. Elas podem te ajudar a entender melhor cada etapa desta estratégia.
2 – Redes Sociais
As redes sociais são canais estratégicos e indispensáveis para a comunicação com o público e para o aumento de tráfego. Esta é uma das estratégias mais básicas e fundamentais para que você possa fortalecer a Presença Digital da sua marca.
Isso porque, a conquista de seguidores aumenta a probabilidade de conhecerem a sua marca e compartilharem o seu conteúdo.
Inclusive, unindo as redes sociais a um bom conteúdo, é possível criar uma estratégia que aumentam as possibilidades de venda. Você pode divulgar tanto promoções, quanto novidades, informações e eventos.
Leia mais: Como fazer Marketing Digital para pequenas empresas
3 – Marketing de Conteúdo
O conteúdo torna-se um canal fundamental para aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual.
Por meio de estudo de palavras-chave, uma boa arquitetura, e conteúdo útil, mais pessoas podem encontrar seu site. Sendo assim, o marketing de conteúdo é primordial para que outras ações também possam performar bem.
A forma mais tradicional em criar estes conteúdos é criando o seu próprio Blog, e postando assim matérias e novidades com o máximo de frequência possível referente ao seu mercado e nicho.
Aqui no nosso blog, nós já falamos sobre como um Blog pode ajudar o seu e-commerce a vender mais.
4 – Aposte em novos formatos de conteúdo
Desenvolver conteúdos que atraiam seu público é uma estratégia que vem crescendo cada vez mais. Mas, você pode incrementá-la criando materiais ricos como ebooks, infográficos, e whitepapers, por exemplo.
Procure desenvolver um conteúdo rico que ajude a sua persona a solucionar determinado problema.
Além disso, em troca desses materiais você pode pedir informações dos leads com landing pages ou pop-ups. E, construir relacionamento e ofertar o seu produto de acordo com interesse e momento de compra dele.
5 – Otimize a sua plataforma de E-Commerce e layout
Não adianta investir toda a sua força nas principais estratégias de otimização se o seu site estiver implantado em uma tecnologia fraca, e também com um layout fraco ou amador.
Tenha certeza que o seu E-Commerce está minimamente ativo em uma plataforma de e-commerce moderna e atualizada, no modelo Saas (Software as a Service). Nestas plataformas, você não precisa se preocupar tanto com a tecnologia, e paga apenas uma mensalidade fixa ou por venda concluída.
Outro ponto indispensável nos dias de hoje é a navegação Mobile. Tenha certeza que o seu layout está devidamente estruturado para oferecer uma perfeita experiência através dos Smarthphones. Por exemplo, na plataforma de E-Commerce da Nuvemshop, em 2018, 54% das vendas brasileiras foram somente pelo Mobile.
Isso deixa claro que, apesar de estarmos citando aqui como último item da matéria, esta deve ser uma das principais preocupações do lojista. Se você ainda não está com a sua loja virtual estruturada em uma plataforma de E-Commerce avançada, e com uma boa navegação Mobile, invista agora mesmo nisso, ou você vai perder facilmente espaço para seus concorrentes.