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6 dicas exclusivas para aumentar o Ticket Médio da sua Loja Virtual

Com o aumento considerável de lojas virtuais sendo criadas diariamente no Brasil, surge também a cada dia mais lojistas com dúvidas sobre como vender mais em suas lojas. O aumento do ticket médio é uma das estratégias mais importantes para que a sua loja possa ter cada vez mais volume de vendas e, ao mesmo tempo, mais fidelização do seu cliente.

 

Por que focar no aumento do Ticket Médio é tão importante?

 

Acompanhando diariamente o perfil dos pequenos e médios lojistas, na maioria das vezes, suas preocupações primordiais com relação as estratégias de suas lojas virtuais se resumem a aumento de tráfego, seja ele segmentado, acesso orgânico através dos sites de busca (Google, Bing!, etc), aparecer na primeira página do Google, ou seja, tudo voltado a visibilidade e acessos. Entretanto, tão importante quanto ter um bom tráfego segmentado, também é necessário oferecer a melhor experiência de compra ao seu cliente. Há diversas maneiras e estratégias que podem ser feitas e testadas para auxiliar em uma maior possibilidade de aumento do Ticket Médio das vendas da sua loja virtual.

Semelhante a uma loja física ou supermercado, por exemplo, você pode começar a pensar em fazer com que o seu cliente não chegue até a sua loja, já com a intenção de compra (supondo que este usuário já tenha visitado a sua loja virtual anteriormente, vasculhado outras lojas para avaliar preços, descontos, e então retornado e já com uma decisão), e saia com apenas 1 produto. Esse já pode ser considerado um primeiro passo a se pensar. Afinal de contas, melhor do que ter vários pedidos diários de 1 produto, é ter vários com mais produtos, ou seja, fazer com que o seu cliente encha o carrinho.

Isso também irá depender do tipo de produto que você vende. Por exemplo, se você vende bicicletas, ou eletrodomésticos que ultrapassem valores de R$ 1.000,00, é comum que a maioria das compras seja de apenas 01 produto. Neste caso, oferecer acessórios mais acessíveis com funções de Compre Junto, tende a funcionar, ou mesmo proporcionar mais descontos, montar kits, etc.

Por outro lado, para lojas virtuais que possuem produtos de valores mais baixos (valores menores a R$ 100,00), passa a ser um grande desperdício de performance não focar em estratégias para aumentar o Ticket Médio de compra. Há diversas maneiras e estratégias que podem ser testadas para que influencie nessa melhoria:

 

1 – Layout profissional: Não dá para pensar em aumentar a performance da sua loja virtual sem antes ter um layout profissional implementado. Hoje, mesmo com pouco orçamento, é possível adquirir Temas prontos para profissionalizar o visual da sua loja, ou de preferência desenvolver um Layout Personalizado de acordo com o seu nicho de atuação;

 

2 – Frete Grátis: Sempre ofereça um valor de Frete Grátis a partir de determinados valores de compra. O ideal é que você analise com o tempo o valor de ticket médio mensal, e coloque um valor de Frete Grátis um pouco acima, estimulando assim o usuário a colocar mais produtos no carrinho até que ultrapasse o valor mínimo.

Procure sempre testar opções por estado, faixas de CEP, porém evitando abusar muito do valor limite. Conheça e estude o seu cliente. Certifique-se também que a informação de Frete Grátis fique sempre bem visível no decorrer de toda a loja;

 

3 – Carrinho de compra: Há uma dica bem interessante e que poucos lojistas se atentam a este detalhe. No carrinho de compra da loja, que normalmente sempre fica localizado no canto superior direito, na maioria das lojas virtuais o preço total acumulado raramente fica facilmente visível, ou seja, ou é necessário clicar para ir até a página do carrinho ou ao menos passar o cursor do mouse para expandir a função.

Com o valor acumulado já visível no topo da loja, evita que o usuário precise ir até a página do carrinho final para conferir e finalizar a compra ali mesmo. Verifique se a sua plataforma de E-Commerce permite adaptar essa função;

 

4 – Facilidade na navegação: Dependendo do nicho de atuação da sua loja virtual, é imprescindível que seja devidamente configurado e estrategicamente pensado na organização das Categorias e Subcategorias. Há a possibilidades de implementar categorias na Barra Flutuante que acompanha a rolagem do usuário, Menu no Rodapé da loja, Menu na Lateral do site, entre outros.

Se coloque sempre no lugar do seu cliente, faça testes de navegação e facilite no que for possível, pensando sempre e estimular o cliente a colocar mais produtos no carrinho. Combine essa estratégia com um bom destaque do Frete Grátis bem destacado na sua loja virtual;

 

5 – Aviso de Frete na página do Carrinho: Dependendo da plataforma de E-Commerce, é possível ativar na página do carrinho de compra uma função que mostre o valor exato que o usuário precisa comprar a mais para que ele possa ganhar o Frete Grátis. Isso pode ser configurado tanto por Região, faixa de CEP, entre outros. Vai depender dos limites técnicos de plataforma para plataforma;

 

6 – Cupom de desconto: O bom e velho Cupom de desconto também entra aqui! Dependendo do seu nicho, essa estratégia pode funcionar muito bem, principalmente se o produto for de compra recorrente. Para produtos com valores de compra maiores, o Cupom de Desconto também tem eficiência.

Imagine que o usuário compre uma Smart TV e ganhe um cupom com 10% de desconto para ele utilizar em uma próxima compra. As chances de ele voltar a compra na sua loja vão aumentar.

 

Boas vendas!

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