Comercial: +55 11 95440-2950 WhatsApp Comercial: +55 11 95440-2950 comercial@chicledigital.com.br Brasil, São Paulo - SP

7 dicas para melhorar o carregamento de um site

Nos dias atuais, uma empresa que está fora da internet está fadada a amargar prejuízos financeiros, perder influência e até deixar de ser conhecida por novos clientes, já que quem não é visto, não é lembrado.

Para estar presente, muitos pequenos empresários acabam criando sites para estar presentes na internet e, sem entender muito bem como isso funciona, acabam desenvolvendo páginas tão pesadas que demoram minutos preciosos para carregar.

Você está sofrendo com esse problema? Sua página demora tanto para carregar que os internautas simplesmente somem de seu endereço? Esse texto é exatamente para você. Reunimos aqui sete dicas para melhorar o carregamento de seu site.

 

O que é a velocidade de um site

A velocidade de um site é o tempo em que as páginas da web ou o conteúdo de mídia são baixados dos servidores de hospedagem do site e exibidos no navegador do internauta. O tempo em que uma página carrega é o espaço entre clicar no link e exibir todo o conteúdo da página.

 

Por que o carregamento rápido é importante para o seu site?

O tempo de carregamento de um site é a primeira impressão de uma página da web. Quanto mais rápido o site carrega, melhor é a opinião do cliente ou internauta. Já os sites lentos podem passar a impressão de que são inseguros e pouco confiáveis.

Com a internet cada vez mais presente em nossas vidas, um site lento, com experiência de compra ruim cria uma imagem negativa para sua empresa. Os clientes não costumam esperar longas horas até seu site carregar, e quando esperam as reclamações são muitas.

Por isso, se você quer ganhar mais dinheiro e conseguir uma boa imagem online, é preciso turbinar o carregamento de seu site.

 

Dicas para melhorar o carregamento de um site

 

1. Aproveite o Brower Caching

Os “expires header” são recursos que informam ao navegador se um elemento de um site precisa ser solicitado ao servidor ou se ele pode ser obtido a partir do cachê do browser. Quando o desenvolvedor define um “expire header” para um determinado elemento, o navegador armazenará os recursos em seu cachê, e da próxima vez que o visitante retornar à página, ela será carregada mais rapidamente.

 

2. Enable gzip compression

Método de compressão muito popular, o Gzip reduz o tamanho de resposta de um site em cerca de 70%. Atualmente, cerca de 90% do tráfego da internet é feito através de navegadores que suportam o gzip.

Quando utilizado em sua página, esse recurso reduz o tamanho da resposta HTTP, reduzindo o tempo em que seu site é carregado e diminuindo também o tamanho de sua página.

 

3. Minificar seu código

Remover alguns recursos, como comentários HTML, seções CDATA, espaços em brancos e elementos vazios diminui o tamanho da página, reduz a latência de rede e acelera o tempo de carregamento de um site.

 

4. Definir dimensões de imagem

Incluir imagens em seu site ajuda a deixá-lo mais atraente para os internautas, mas também ajuda a deixá-lo mais pesado, já que o navegador começa a processar uma página antes que as imagens sejam carregadas.

Quando você cria um site e não especifica as dimensões das imagens, o browser atrasará a renderização da página, pois as imagens ainda estão sendo transferidas. Para evitar esse problema, use tags de altura e largura nos elementos de imagem.

 

5. Otimização de imagens

Outro problema que pode atrasar o carregamento de seu site é a compressão equivocada de uma imagem. Quando isso acontece, ela pode conter informações irrelevantes e cores não utilizadas.

Por isso, é importante utilizar formatos com boas técnicas de compressão, como o PNG e o JPG, definir valores de compressão adequados e não possuir imagens em escalas maiores do que o necessário.

Aqui, manter imagens comprimidas e um tamanho mínimo ajuda consideravelmente quando o usuário está em uma conexão lenta.

 

6. Usar CSS e Javascript externos

Usar repositórios externos para arquivos fonte de frameworks e alguns componentes comuns ajuda as páginas a serem carregadas mais rapidamente, já que alguns destes elementos podem estar armazenados em cache e não precisam ser carregados novamente.

 

7. Reduzir acessos ao banco de dados

Ao desenvolver seu site, é importante reduzir as vezes em que ele precisa acessar o banco de dados para baixar informações e carregar tudo o que é necessário para ser exibido corretamente.

7 dicas para melhorar o carregamento de um site
5 (100%) 1 vote

1 comment on “7 dicas para melhorar o carregamento de um site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *