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A era dos Micromomentos e por que você tem poucos segundos para vender

Anualmente, o Google divulga o crescimento da navegação mobile. Hoje, o smarthphone é, sem dúvidas, a principal porta de entrada para a internet, principalmente por conta da facilidade, mobilidade e crescimento exponencial nessa área. 

 

O novo consumidor quer tudo pra ontem

 

Já sabemos o quanto a expansão dos Smarthphones mudou consideravelmente a forma como o consumidor pesquisa e compra na internet. Essa mudança é para sempre. Hoje, portanto, a batalha pela atenção do consumidor precisa ser vencida pelo que está sendo chamado de micro-momentos. Segundo recentes pesquisas do Google, 94% dos usuários de smarthphones buscam por informações em seus aparelhos durante suas tarefas diárias, e 80% dos brasileiros que utilizam diariamente os aparelhos usam seus dispositivos para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem adquirir. Não é a toa que o próprio Google não dá mais prioridade na indexação para sites que ainda não possuem versão Responsiva e Mobile implementadas. 

As compras ocorrem até mesmo de forma inconsciente. Pode acreditar! Já há casos de pessoas que realizam compras em seus dispositivos em estado de sonolência, por exemplo. Isso é apenas uma pequena prova de que tudo hoje acontece de forma muito mais rápida por conta dos dispositivos. Houve uma queda de 9% no tempo gasto por visita na internet e um aumento de 74% nas taxas de conversão mobile, ou seja, quando há efetivamente uma compra concluída através do smarthphone.

 

Quais são estes Micro-Momentos? 

 

Boa parte desses costumes e atividades já foram nomeados e divididos em categorias, surgindo assim a definição dos “Micro-Momentos”. São estes abaixo:

momento EU QUERO SABER: 79% dos usuários online no Brasil dizem que estão procurando mais informações agora, comparado há alguns anos. – 69% dos usuários brasileiros de smarthphones pegam o telefone no meio de uma conversa para saber mais informações sobre algo que foi dito.

momento EU QUERO IR: 82% dos usuários de smarthphones no Brasil utilizam um mecanismo de pesquisa quando procuram uma empresa local, próxima de onde estão. – 55% foi o crescimento nas pesquisas de “próximo a mim” no último ano.

momento EU QUERO FAZER: + 2 milhões de horas de conteúdo de “como fazer” foram assistidos no primeiro semestre de 2015 no Brasil. Metade desse conteúdo foi visto em smarthphones ou tablets. – 94% dos usuários de smarthphones os utilizaram para ter ideias enquanto realizam uma tarefa.

momento EU QUERO COMPRAR: 80% dos usuários de smarthphones usam seu telefone para influenciar a sua decisão de compra enquanto estão em uma loja. – 33% dos consumidores informam ter feito uma compra online na sua cozinha, outros 28% em seu carro.

 

Dicas para aproveitar os Micro-Momentos dos Consumidores

 

Os desafios dos profissionais de comunicação e marketing, principalmente se tratando dos lojistas online, passa a ser o de encontrar o exato momento em que os consumidores estão respectivos às mensagens e promoções das lojas virtuais. Ganha quem disponibilizar primeiro exatamente o que o consumidor está procurando e quem atender mais rápido. O consumidor é quem escolhe onde e quando comprar.

Complementando, é extremamente fundamental que a versão Mobile da sua loja virtual ou site esteja devidamente adaptado e desenvolvido com técnicas UX, com um excelente layout e rapidez no carregamento. Fique também sempre atento às exigências e mesmo reclamações do seu público-alvo, e também como o seu concorrente vem trabalhando. Realize testes AB com frequência, melhore o seu atendimento, invista na qualidade das fotos de seus produtos, descrições e SEO, além de disponibilizar as melhores possibilidades de pagamento e com preços competitivos.

Concluindo, nesse novo e permanente cenário, as lojas virtuais de sucesso do presente e do futuro serão aquelas capazes de atender ao consumidor da forma mais rápida e eficiente possível, independente onde eles estiverem.

A era dos Micromomentos e por que você tem poucos segundos para vender
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