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Afinal, quanto se deve investir na criação de um projeto de loja virtual?

Recursos são escassos, mas não devem ser o problema

Tão importante quanto a decisão de ter um e-commerce, é saber quanto se deve investir na criação de um projeto de loja virtual. Neste artigo, iremos explorar algumas possibilidades para quem ainda está com dúvidas sobre onde investir seu recurso no início desta tão importante e crucial jornada. Todas as informações abaixo são resultado de uma longa experiência com pequenas e médias lojas virtuais.

Planejar onde alocar nossos recursos, deve ser uma tarefa cada vez mais colocada em prática, já que são muitas as possibilidades: plataformas, fornecedores, prestadores de serviços, agências de marketing entre muitas outras variáveis. Neste artigo, vou tratar especificamente da criação de uma loja virtual, ou seja, do desenvolvimento de um projeto de e-commerce.

 

Falando de custos…

A seguir, pretendo expor minha visão e experiência no ramo de PMEs no que se refere à custos de projetos de criação para lojas virtuais. Há de se reforçar que estamos falando de pequenas e médias empresas, portanto (e é claro) que, quando o assunto é preço, isso é de total subjetividade considerando que há centenas de prestadores de serviços que, cada qual, pratica o seu preço de acordo com aquilo que considera justo.

Os preços sugeridos a seguir são, portanto, baseados em uma percepção pessoal do mercado de quem está iniciando um projeto ou mesmo, ainda que em fase inicial e de validação, já possui uma loja em funcionamento e busca profissionalizar ainda mais seu negócio. Para isso, vamos dividir as informações em três níveis de projeto, onde em cada um deles, vou definir uma média de custo, bem como suas vantagens e desvantagens:

 

  • Validation

  • Start

  • Advanced

  • Professional

 

 

1) Validation

Validation, como sugere o nome, são projetos para quem precisa validar de modo simples e rápido com o mínimo possível de custos. Esta opção é ideal para lojistas que desejam se destacar em relação à outras lojas às quais não possuem estilização visual alguma e que, paralelamente, possam variar mais de uma opção de design, de modo a testar qual modelo se sai melhor para seu negócio.

Existe hoje um marketplace onde agências que fornecem temas (ou templates), dos mais variados nichos (moda, eletrônicos, produtos masculinos, pet shop, etc), disponibilizam seus layouts à venda por preços bem em conta. A vantagem deste modelo de negócio é justamente a velocidade que o lojista tem para escolher um tema, comprá-lo e, com apenas um clique de botão, instalar o tema automaticamente em sua loja.

Atualmente, este marketplace trabalha apenas com duas plataformas de e-commerce, sendo elas: Loja Integrada e Xtech Commerce, ambas indicadas para quem está iniciando e requer uma plataforma com boas opções de integrações e preço justo. Portanto, se você quer começar com o mínimo de custo possível, a compra de tema é, sem dúvidas, a melhor opção de custo-benefício.

Vantagem: baixo custo de investimento e instalação automática.

Desvantagem: nível baixo de personalização de marca, podendo haver outras lojas com características muito semelhantes umas às outras.

Preço médio praticado entre agências PMEs: até R$ 500,00

 

2) Start

Projetos Start são aqueles que, não muito diferentes do Validation, engloba quase sempre lojistas que estão iniciando no universo do e-commerce, entretanto, são mais exigentes quanto à personalização do design de sua loja. Diferente da primeira opção, aqui os projetos são desenvolvidos de acordo com as características próprias que o lojista tem em sua loja, tais como funcionalidades, cores, estilos e formas mais customizadas.

Agências especializadas em criação para e-commerce podem e devem saber colher um bom briefing, no qual o lojista deverá dizer em detalhes, quais serão as informações contidas em seu projeto (Posicionamento de mercado, textos dos banners, paleta de cores, entre outros). Com este briefing bem documentado, o design se torna mais assertivo e as chances de erro e retorno da arte são reduzidas drasticamente.

Um outro fator que o faz se diferenciar dos projetos Validation, é o fato de projetos Startpoderem ser desenvolvidos em praticamente qualquer plataforma de e-commerce, já que nesse caso vai depender apenas da especialização e criatividade de sua agência. Antes de escolher um fornecedor, analise seu portfólio e se atente a qualidade em que os trabalhos foram desenvolvidos por ele. Isso, no final das contas, vai fazer toda a diferença no resultado final da customização do seu projeto.

De um modo geral, agências que criam projetos deste nível, se limitam a personalizar poucas páginas de uma loja onde, quase sempre, são as telas Home e Produto, já que são as primeiras telas visitadas pelo cliente final, portanto são de fundamental importância que se destaquem. Por fim, em projetos deste tipo geralmente também são ofertadas a criação de uma série de funcionalidades (menu flutuante, carrinhos inteligentes, etc).

Vantagem: custo acessível e possibilidade de customização do layout.

Desvantagem: em comparação ao nível Validation, há um período maior de implementação que pode variar de 30 à 45 dias (dependendo da agência que irá produzir a loja).

Preço médio praticado entre agências PMEs: até R$ 5.000,00

 

3) Advanced

Como em todo projeto de loja virtual, há sempre quem preferia elaborar ainda mais o design e a customização de sua loja. Neste caso, projetos Advanced se destacam, já que permitem a estilização de muitas outras páginas, o que sem dúvidas ajuda na manutenção do padrão da comunicação visual de uma loja virtual.

Aqui, de um modo geral, lojistas que optam por projetos deste porte, buscam trabalhar a criação de banners entre as vitrines, newsletter popup e rodapé com detalhes e imagens únicos e exclusivos, além do uso de ainda mais funcionalidades (se comparadas ao nível anterior), tais como inserção de vídeo na home, contador de ofertas, campo para depoimentos de clientes, etc.

Além disso, um traço bastante comum entre estes lojistas é o quanto o mesmo deseja iniciar (ou em muitos casos recomeçar) uma loja com maior poder de atratividade visual. São, em geral, pessoas que entendem e acreditam que um projeto bastante customizado deve, “de cara”, impressionar e gerar clientes mais fiéis à sua marca.

Fica claro, portanto, que a principal vantagem aqui é o quanto uma loja virtual pode se destacar das demais, já que é dado ao lojista mais opções de diferenciação e customização. Afinal, não diferente da realidade de uma loja física, quanto melhor a experiência no processo compra, mais chances há de engajar o cliente final e converter ainda mais em vendas.

Vantagem: Alto nível de customização do layout e uso de importantes funcionalidades.

Desvantagem: em comparação ao nível Start, há um período maior de implementação que pode variar de 45 à 70 dias (dependendo da agência que irá produzir a loja).

Preço médio praticado entre agências PMEs: até R$ 10.000,00

 

4) Professional

Talvez o fato de imaginar um lojista que esteja iniciando no e-commerce e que possa investir uma quantia de 30 mil reais possa gerar confusão e descrença. Mas com bastante segurança e propriedade, há sim quem esteja disposto a tal investimento e não são poucos os que pretendem iniciar por este caminho. Além disso, em geral são pessoas que conhecem os motivos para contratar uma agência de e-commerce.

Um ponto crucial no momento de se decidir a qual nível de projeto se deve escolher, é o fato de se ponderar e muito a questão da maturidade do lojista. Se você é um lojista que já conhece os trâmites de um e-commerce (logística, operação, gateways de pagamento, etc) e que possui vivência e experiência na área, é natural que projetos de níveis como este tenham sentido, já que você sabe como operar o negócio.

Projetos de nível Professional envolvem personalização de praticamente todas as telas que tangem uma loja virtual e, além disso, dão ainda mais liberdade no uso de funcionalidades especiais, tais como zoom personalizado, criação de emails transacionais, páginas institucionais personalizadas, filtros especiais, etc.

Aqui também devemos destacar que, em praticamente todos os casos observados, projetos deste porte estão estritamente relacionados à plataformas de e-commerce robustas, já que somente elas permitem a livre criação e customização de funcionalidades, além de permitir maior escalabilidade de vendas, o que naturalmente acaba por justificar o valor investido no projeto.

Vantagem: Nível de customização total do layout, importantes funcionalidades e implementação em plataformas de e-commerce robustas e escaláveis.

Desvantagem: em comparação ao nível Advanced, há um período maior de implementação que pode variar de 90 à 150 dias (dependendo da agência que irá produzir a loja).

Preço médio praticado entre agências PMEs: até R$ 30.000,00

 


 

Por fim, este artigo teve a intenção de trazer luz à uma questão que costuma ser bastante vigente hoje em dia, afinal saber quanto se deve investir na criação de uma loja virtual deve ser primordial para todo lojista, esteja ele começando hoje e para quem já tenha experiência e maior volume de recursos para investir. Espero que tenha ajudado!

Afinal, quanto se deve investir na criação de um projeto de loja virtual?
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