Comercial: +55 11 95440-2950 WhatsApp Comercial: +55 11 95440-2950 comercial@chicledigital.com.br Brasil, São Paulo - SP

Clube de assinaturas: conheça a nova tendência do E-Commerce

O perfil de consumidores e as preferências na hora da compra mudam de tempos em tempos. Foi assim com as vendas em lojas de departamento, concentrando inúmeras marcas. Em seguida, surgiram os e-commerce, com sua variedade de produtos ao alcance de um clique.

A moda do comércio virtual, agora, são os clubes de assinaturas, modalidade onde os clientes assinam planos mensais, trimestrais ou anuais, por exemplo. Você sabe exatamente como isso funciona e se seu negócio está pronto para surfar nessa nova onda? Ainda não? Esse texto é para você.

Reunimos aqui tudo o que você precisa saber para decidir se está pronto para entrar no clube de assinaturas.

 

O que é um clube de assinaturas?

 

O clube de assinaturas é um serviço onde o consumidor assina um plano, que pode ser mensal, bimensal, trimestral ou anual, para receber produtos ou serviços no endereço que desejar. Aqui é possível encontrar praticamente de tudo. Basta usar a imaginação, e dar uma boa vasculhada na internet.

 

Como funciona um clube de assinaturas?

 

O que começou como serviços de assinaturas de jornais e revistas se expandiu para uma gama enorme de serviços. Hoje é possível entrar em um clube de assinaturas de vinhos, cosméticos, livros, alimentos importados ou itens de necessidade básica.

Embora tenham algumas diferenças, esses clubes funcionam basicamente da mesma maneira: em todos eles, o cliente busca a empresa que oferece a eles o produto ou serviço desejado e realiza sua assinatura. São oferecidos diferentes tipos de planos, que se adéquam exatamente às necessidades dos clientes.

Nesses clubes, o pagamento é feito geralmente por cartão de crédito, boleto bancário ou débito automático. É com o pagamento recorrente que o cliente recebe, no endereço que desejar, o produto ou o serviço contratado.

 

Vantagens dos clubes de assinatura

 

Os clubes de assinaturas oferecem vantagens específicas, de acordo com o produto e serviço contratados, mas em geral, podemos listar algumas vantagens para consumidores e empresas. Conheça algumas delas.

Para os consumidores, um clube de assinaturas tem vantagens como a comodidade em receber seus produtos em casa ou no trabalho, exclusividade em receber item recém-lançados ou importados e ter produtos e serviços com qualidade muito superior aos modelos tradicionais.

Já para as empresas, existem vantagens como a facilidade em fidelizar clientes, previsibilidade de lucros graças aos pagamentos recorrentes, redução de despesas e custos operacionais, possibilidade de projetar a expansão da empresa e estoque previsível.

Outra vantagem trazida pelo clube de assinatura para uma empresa é o aumento da margem de lucro. Isso é possível porque, à medida que o número de assinantes aumenta, os donos do negócio podem aumentar o número de fornecedores que entregam amostras de seus produtos.

Um número maior de interessados em participar de seu clube eleva as fontes de renda, pois o clube de assinaturas receberá dinheiro tanto dos clientes quantos dos fornecedores, além de conseguir fechar inúmeras parcerias gratuitas.

O clube de assinatura oferece, ainda, a possibilidade de gastos menores com a retenção de clientes, pois eles voltam sempre mês a mês. O feedback rápido dos clientes é outro ponto positivo, assim como a competitividade e a conexão com os clientes.

 

Desvantagens dos clubes de assinaturas

 

Embora seja uma solução com inúmeros pontos positivos, o clube de assinaturas tem algumas desvantagens, que vamos trazer aqui, assim você poderá pesar se esse tipo de negócio é adequado ou não para você.

 

Fobia de assinaturas

Alguns clientes simplesmente não gostam de contratos. Para eles, um clube de assinaturas não é vantajoso financeiramente, já que precisam pagar por algo que podem não se interessar.

Para esses clientes, uma alternativa é desenvolver assinaturas por um período determinado, assim eles podem cancelar caso se desinteressem pelos serviços ou produtos oferecidos.

 

Manter valor

Perder assinantes é um desafio para os clubes de assinatura. Para manter o negócio rentável, é preciso continuar se concentrando na manutenção do valor de caixa, para que seu negócio não sofra grandes perdas.

 

Ocorrência de grandes problemas

Enquanto para as empresas que operam com vendas tradicionais, caso ocorram problemas com estoque, as vendas podem ser suspensas por pouco tempo. Já em um clube de assinaturas, isso pode ser uma tragédia, afinal afetará todos os clientes que recebam os mesmos produtos.

 

Caso esteja buscando por uma plataforma de E-Commerce que disponibilize a possibilidade de configuração de clube de assinaturas, entre em contato conosco.

Clube de assinaturas: conheça a nova tendência do E-Commerce
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *