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Como atrair clientes através do Inbound Marketing?

Você já deve ter ouvido falar que o Inbound Marketing é o novo marketing, não é mesmo? E é…

Apostar em estratégias de marketing tradicional, na era da internet, já não surte o mesmo efeito que no passado.

Atualmente, é preciso descobrir novas formas de se comunicar com seu público alvo, utilizando todas as ferramentas e plataformas disponíveis. Podemos dizer que a grande sacada do inbound marketing é fazer com que a captação de possíveis clientes seja baseada, totalmente, no interesse do público.

Também conhecido como marketing da atração, utilizar esse tipo de estratégia é muito positivo para você ou para sua marca. E nós queremos te ajudar com isso!

Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a atrair clientes através do Inbound marketing.

Vamos lá?

 

1˚ Passo – Entender em qual etapa do funil seu público está

Sabemos que estratégias de inbound marketing vão se basear muito em produção de conteúdo de qualidade para conversar com seu público. No entanto, você tem um desafio em mãos: encontrar o tom certo para cada tipo de público.

Chamamos isso de jornada do herói, pois você precisará identificar se fala com:

  • Leads que estão no topo de funil, ou seja, que ainda não sabem muito bem o que seu negócio tem a oferecer a eles;

 

  • Leads que estão no meio do funil, ou seja, um público que já tem certo conhecimento sobre o assunto, porém precisa acreditar em você para investir;

 

  • Leads que estão no fundo do funil, que são aqueles usuários que estão esperando apenas o momento certo para praticar a ação.

Como, nesse caso, iremos falar de 3 etapas bem diferentes, o tom da abordagem também deve ser. Isso irá influenciar muito na forma de comunicação.

 

2˚ Passo – Tenha um Blog

O blog é o caminho ideal para que você possa colocar conteúdos que agreguem valor a sua marca. É bastante comum, hoje em dia, que qualquer modelo de negócio tenha um espaço dedicado a falar sobre seu segmento.

Você pode achar que isso é uma grande besteira, mas ao adotar esse tipo de estratégia, você está gerando autoridade indiretamente.

E tem mais, precisamos pensar além. Às vezes, problemas e dúvidas dos quais os usuários têm e teriam que entrar em contato com você para resolver, pode ser sanada naquele local.

Isso faz com que você ganhe tempo para se dedicar a outros tipos de atendimento.

 

3˚ Passo – As mídias sociais

Não é possível falar, na realidade em que estamos, de inbound marketing sem citar o poder que as mídias sociais têm sobre todos os tipos de público.

Acreditamos que essa seja a grande revolução do momento! O canal de comunicação sempre aberto, durante 24 horas por dia, os 7 dias da semana, dá uma dimensão muito maior as possibilidades.

Talvez, se a sua empresa ou seu negócio não investe em nenhum tipo de marketing atualmente, o primeiro passo pode ser com relação as mídias.

Veja qual delas têm concentrado o maior índice de público para você e desenvolva meios de conversar com ele.

Sabia que dentro de plataformas como, Facebook, LinkedIn, Instagram e demais, a abertura do público é muito maior e você irá se surpreender com os resultados.

 

4˚ Passo – E-mail Marketing morreu?

De forma alguma, o e-mail marketing está mais vivo do que nunca! Com a quantidade de aplicativos para checagem de e-mails, fica muito mais fácil a abertura. Logo, o que estava sendo considerado algo ultrapassado, voltou a todo o vapor.

A grande questão é que você deve direcionar seus disparos de e-mails para o público que realmente se inscreveu para recebê-los. Quando você não respeita isso, sabe o que você está fazendo?

Spam!

Essa é uma prática que não é bem vista, por isso, se você quer trabalhar com inbound marketing usando e-mails, o melhor é traçar uma estratégia de captação de leads para ter uma lista bem quente!

Depois disso, basta você gerar conteúdo de valor para essa lista, fazendo com que eles fiquem bem interessados em saber o que você tem a dizer.

Esperamos que essas dicas possam ajudar você a atrair clientes através do inbound marketing!

Se precisar de ajuda, estamos aqui para isso!

Ate breve!

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