Comercial: +55 11 95440-2950 WhatsApp Comercial: +55 11 95440-2950 comercial@chicledigital.com.br Brasil, São Paulo - SP

Como evitar perdas em Marketplaces

Os marketplaces são uma verdadeira mão na roda para quem está começando agora seu e-commerce. Isso porque eles reúnem, em um único espaço, grandes nomes consagrados do comércio virtual, atraindo também um grande número de clientes.

O marketplace funciona como um grande shopping center virtual, onde os compradores passeiam com seus mouses em busca dos melhores produtos e das melhores ofertas.

Ter a chance de expor seus produtos ali e atrair esses compradores que dificilmente achariam sua página sozinhos é incrível, mas com a exposição podem vir alguns prejuízos. Um deles, que pode causar grandes dores de cabeça são as perdas causadas pelo cancelamento nas vendas.

Para um grande marketplace, um seller cancelar os pedidos de um cliente pode trazer dores de cabeça, mas elas são bem mais leves para eles do que seriam para um pequeno varejista, cujo fluxo de vendas e resultado financeiro são bem menores do que a dos gigantes.

Reduzir as perdas provocadas por esse evento é o principal objetivo de quem comercializa produtos em marketplaces. Pensando em soluções para diminuir esse transtorno foi lançado, recentemente, um API que atende esses objetivos.

Participa de um marketplace e já amargou prejuízos com esses cancelamentos? Então esse texto é para você. Aqui mostraremos como o API poderá evitar perdas.

 

Change Seller

Ter uma venda praticamente certa e, na hora H, receber a mensagem de que seu vendedor simplesmente cancelou a operação feita por um cliente, dando qualquer tipo de justificativa. O que antes era não só um transtorno, como também sinônimo de prejuízo, passa a ser agora um problema facilmente minimizado.

E isso graças ao Change Seller. A API, disponível para os marketplaces que utilizam o sistema VTEX, permite que estes recuperem aquelas vendas que, em outras circunstâncias, seriam perdidas com cancelamentos.

Para isso, ele permite que o varejista encontre outros vendedores que possuam em estoque os produtos encomendados por aquele cliente inicial. Essa operação será realizada rapidamente, permitindo que o marketplace tenha tempo hábil para concretizar a venda e, assim, conseguir o montante que viria da conversão da venda.

 

Gerenciamento total

O Change Seller permite também que o marketplace seja capaz de fazer o gerenciamento total da entrega de seus produtos. Um exemplo disso é a possibilidade de trocar de vendedor quando o status dos pedidos estiver como “pagamento pendente” ou “aguardando autorização”.

Esse movimento minimiza perdas financeiras provocadas por desistências vindas do próprio consumidor ou negativas das administradoras de cartão de crédito, por exemplo, para que a compra seja autorizada e, então, concretizada.

O Change Seller permite, ainda, que as lojas do marketplace que possuam franqueados troquem aqueles que são os responsáveis por atender seus pedidos. Tudo isso para garantir que as compras funcionem normalmente e o percentual de perdas sejam minimizado.

 

O que acontece com clientes que não sejam VTEX?

O Change Seller é uma plataforma voltada exclusivamente para os clientes VTEX, e funcionará apenas quando tanto o marketplace quanto o seller utilizarem essa plataforma. Quando não for identificada a presença de um seller VTEX que tenha estoque disponível para atender o pedido, esta será cancelada automaticamente.

 

Porque investir no Change Seller?

As perdas com cancelamentos, desistências ou compras que não são processadas por operadoras de cartão de crédito são muito grandes, e podem levar um marketplace a amargar sérios prejuízos sem o devido preparo.

Para os lojistas que compõem esse grupo, o prejuízo pode ser ainda maior, sobretudo quando o pedido cancelado originaria um bom lucro para a empresa virtual.

Por isso, se proteger deste tipo de evento pode ser a diferença entre sair no prejuízo ou no lucro no momento de fazer a contabilidade da empresa.

Então, se você usa VTEX em seu e-commerce, o Change Seller é a melhor ferramenta para o seu negócio, porque com ela você será capaz de gerenciar todas as etapas da venda e se prevenir inclusive de imprevistos que possam dificultar ou minimizar os ganhos.

Está em busca de um bom sistema que diminua as perdas de seu marketplace? Conheça o Change Seller. Ele é a melhor solução para quem usa VTEX, afinal permite que você provisione elementos capazes de diminuir as perdas.

Assim, você e seu consumidor sairão extremamente satisfeitos com poucos cliques.

Caso esteja interessado em implantar o seu projeto de E-Commerce na VTEX, e usufruir desta e diversas outras funcionalidades, entre em contato conosco.

Como evitar perdas em Marketplaces
5 (100%) 1 vote

1 comment on “Como evitar perdas em Marketplaces

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *