Comercial: +55 11 95440-2950 WhatsApp Comercial: +55 11 95440-2950 comercial@chicledigital.com.br Brasil, São Paulo - SP

Como gerenciar estoques no marketplace da VTEX?

Se você já trabalha com a plataforma VTEX, ou se tem interesse em trabalhar, é muito importante que você entenda como funciona o gerenciamento de estoques.

Inicialmente, todos o estoque será assumido pela marketplace e definido pelo seller. Sempre que houver um pedido de compra, esse estoque será consultado para conferir a disponibilidade.

É importante que você saiba que esse estoque pode ser o mesmo praticado pela loja principal, em um marketplace específico ou ainda, em diferentes tipos de marketplace, desde que os preços diferenciados e as regras estejam devidamente configurada.

Será preciso conferir a política comercial da plataforma para entender as regras e exigências.

Para que você compreenda melhor, vamos te explicar como funciona essa questão de estoque para a VTEX em diferentes situações. Iremos resumir, mas como dito acima, caso você queira detalhes, consulte a plataforma.

 

Usar o estoque de outra loja

 

Quando você quer configurar para que a marketplace tenha as mesmas condições e configurações de logística utilizada por uma loja principal, ou mesmo por outro marketplace, o trabalho é quase nenhum.

Você não precisará modificar preços, prazos e nenhum outro tipo de informação, tudo o que deverá fazer é associar a mesma política comercial de um no outro.

Muito rápido de fazer.

 

Usar um estoque personalizado

 

Quando você deseja usar um tipo de estoque personalizado, então você terá que colocar preços e prazos específicos para serem trabalhados ali. Nesse caso, você precisará configurar uma nova política comercial e uma nova regra de logística.

A VTEX tem instruções para todos os passos e pode te ajudar a fazer isso com total facilidade.

Lendo, você deve estar achando que se trata de um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Mas na prática não é assim. Você verá que é tudo muito simples e rápido de ser configurado.

 

Preenchimento da planilha de estoque: O que é cada código?

 

Dentro da VTEX, você precisará preencher uma planilha de estoque para cada loja. Notamos que nossos clientes ficam com dúvidas em relação as siglas dos campos de preenchimento.

Venha conferir cada um deles:

  •     SkuId (texto): ID do SKU.
  •     TotalQuantity (número): quantidade de unidades do SKU.
  •     ReservedQuantity (número): quantidade do SKU em reserva.
  •     AvailableQuantity (número): quantidade do SKU disponível para ser vendida.
  •     WarehouseId (texto): ID do estoque, segundo cadastrado no módulo de logística.
  •     WarehouseName (texto): nome do estoque, segundo cadastrado no módulo de logística.
  •     RefId (texto): código de referência do SKU.
  •     IsActive (texto): indica se o SKU está ativo (true) ou inativo (false) no catálogo.
  •     UnlimitedQuantity (texto): indica se o estoque do SKU foi definido como estoque infinito (true) ou não (false).
  •     LockIds (texto): Código identificador da reserva.
  •     DispatchedReservations (número): número de itens do SKU que já passaram do status pronto para manuseio, ou seja, cujas reservas já caíram.

Gostaríamos de salientar que não fomos nós que inventamos as nomenclaturas, elas estão presentes na plataforma e pode ser confirmado a informação através do site oficial.

 

Posso vender pela VTEX para fora do país?

Sim, a VTEX dará a você a possibilidade de vender para fora do Brasil, no entanto, será necessário que seu e-commerce ou loja virtual esteja com todos os documentos em dia para que a exportação seja feita de forma legal.

Caso você não tenha essa documentação, a venda não será aprovada.

O primeiro passo é programar sua loja para que ela aceite documento e telefone estrangeiro, a maioria não se preocupa com isso e acaba não abrindo essa possibilidade.

Depois disso, será necessário calcular o frete para envio a outro país, logo é preciso que os campos aceitem endereços de entrega e CEP de fora do Brasil.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto, há um guia de checkout global que você pode acessar todos os tipos de informações e configurações.

Ah, antes de finalizar, disponibiliza pagamentos com cartões internacionais. Caso contrário, a compra não poderá ser concluída.

Esperamos que a gente tenha te ajudado a compreender melhor como funciona o gerenciamento de estoques da VTEX.

Se você precisa se ajuda ou ainda está com alguma dúvida, venha bater um papo conosco. Podemos te ajudar.

 

Como gerenciar estoques no marketplace da VTEX?
5 (100%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *