Comercial: +55 11 95440-2950 WhatsApp Comercial: +55 11 95440-2950 comercial@chicledigital.com.br Brasil, São Paulo - SP

Como montar uma loja virtual do zero

Cada vez mais as pessoas descobrem novas funções e meios que a internet possibilita. Elas estão fazendo investimentos diretamente nas lojas virtuais, não tendo a necessidade de abrir uma loja física, passando por cima dessa etapa.

Isso porque, para as vendas que são feitas pela internet, não existem fronteiras, sendo que o limite para esse comércio é o sucesso que a sua empresa obterá.

Com isso, este texto tem o objetivo de mostrar como você consegue montar a sua loja virtual.

 

Criação de uma loja virtual

Entendendo o mercado e o nicho que você irá trabalhar nele, e considerando que já fez sua negociação de produtos e fornecedores, agora é observar os campos abaixo e abrir a sua loja.

 

1- Domínio

O domínio nada mais é do que o endereço que a sua loja terá na internet. Ele será único e só com ele você identificará a sua loja, entre as diversas que existem por aí. E não é apenas no Brasil que será aplicado. Esse endereço valerá para o mundo inteiro. Para que você escolha o domínio, leve em consideração alguns quesitos, como:

  • O domínio nada mais é do que o endereço que a sua loja terá na Utilizar o nome da marca junto a uma palavra-chave que descreve o negócio;
  • O domínio nada mais é do que o endereço que a sua loja terá na Escolhe sempre os nomes curtos e fáceis de serem lembrados;
  • O domínio nada mais é do que o endereço que a sua loja terá na Prefira os domínios que terminem em .com.br, pois isso te dará uma melhor posição na região.

Utilize como preferência o Registro.br para pesquisar pela disponibilidade do domínio desejado e adquirí-lo.

 

2 – Servidor

Quando você tiver o seu domínio pronto, será a hora de escolher onde ele ficará hospedado, nesse caso, o servidor. O problema é quando você faz uma procura pela internet, verá diversas empresas que oferecem esses serviços. Com tantas opções, você fica na dúvida sobre qual escolher. Para isso, é preciso que você atente para os seguintes itens quando for escolher:

  • Quantidade de espaço para armazenagem, isso porque, quanto mais produtos e informações você colocar, maior será o seu tamanho. Isso requer que o espaço seja maior;
  • Limite de tráfego, pois, quando o seu site alcançar o teto estabelecido, ele ficará fora do ar. Para que isso não aconteça com a sua empresa, certifique-se de aumentar esse limite;
  • Disponibilidade do servidor, pois será preciso uma taxa de disponibilidade para que ele fique um determinado tempo no ar, sem nenhum tipo de problema;
  • Suporte, pois poderá ser necessário caso haja algum problema técnico no seu site;
  • Preço, claro, pois este item deverá ser levado em conta, embora esses serviços de hospedagens não precisem ser caros.

Entretanto, este é um ponto onde já não há assim tanta necessidade de preocupação nos dias de hoje, pois as Plataformas de E-commerce no modelo Saas (Software as a Service) já ficam responsáveis pela hospedagem e servidor. 

 

3 – Estrutura da plataforma da loja

A plataforma será o seu site e é através dela que as pessoas verão a sua página. Para elas, serão mostrados os produtos, as informações e a comunicação visual da sua empresa com os clientes.

Já na parte que lhe cabe, a privada, é onde você fará toda a gestão do conteúdo que é inserido nela. É de extrema importância a escolha da plataforma, pois ela será o seu principal meio de comunicação com os clientes, Portanto, considere a plataforma, a sua navegabilidade, as suas funções e a integração que ela proporciona.

 

4 – Design da página

Acertar na parte visual do site é causar uma boa impressão nos clientes. Essa parte será a identidade da sua empresa na internet e, por isso, deve ser escolhida com muito cuidado.

Existem modelos prontos, que não possuem formas de personalizar ou aqueles que você poderá fazê-lo, desde o começo.

Lembrando que, independente da forma que for escolher, você deverá ter cuidados com os seguintes itens:

  • Fontes;
  • Cores;
  • Busca interna;
  • Informações.

Para que você possa passar mais credibilidade para o seu cliente, o mais recomendado é sempre desenvolver um layout personalizado, levando em consideração o seu nicho de atuação, clientes e concorrentes. Os elogios e credibilidade que você terá ao longo prazo não terão preço 😉

 

5 – Pagamento

Definir a forma de pagamento é de extrema importância. Quando for criar sua loja virtual, é preciso observar se ela já contém opções que atendam aos seus clientes. Existem diversos meios de pagamento e, quanto mais formas você oferecer, melhor será para você e a sua empresa. 

A boa notícia é que a maioria das plataformas de E-Commerce do mercado já possuem meios de pagamentos tradicionais integrados, precisando assim que você apenas escolha com que forma de pagamento irá trabalhar, e a configure na sua loja. 

 

6 – Configurações e cadastro de produtos

Ao finalizar a estruturação da sua loja virtual, será a hora de cadastrar os produtos e realizar as demais configurações. Você também já pode ir executando esta etapa enquanto a Agência desenvolve o seu layout. Faça com cuidado e sem pressa, pois nessa hora, não poderá haver erros. Com isso, é importante estar atento aos seguintes detalhes:

  • Fotos;
  • Ficha técnica;
  • Descrição;
  • Comentários.

Vale também analisar a possibilidade de contratar uma empresa especializada em cadastro de produtos e em SEO para E-Commerce

 

7 – Divulgação da loja

Existem diversas formas para que você possa divulgar a sua empresa e o marketing digital se oferece de forma principal, te ajudando a alcançar o objetivo. E, com isso, você poderá utilizar os seguintes itens:

  • SEO (Search Engine Optimization;
  • Inbound marketing;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing.

 

Caso necessite de auxílio para montar a sua loja virtual, ou mesmo queira receber um orçamento, entre em contato com a Chiclé Digital 😉

Como montar uma loja virtual do zero
5 (100%) 3 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *