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Como se preparar para a Black Friday 2018

A Black Friday é um dos períodos mais esperados pelos varejistas brasileiros, principalmente aqueles que têm pequenos comércios eletrônicos, já que a data, marcada por descontos vantajosos, costuma atrair milhares de consumidores para sites e lojas físicas.

Apesar de já fazer parte, há algum tempo, do calendário do varejo brasileiro, alguns lojistas e pequenos empresários ainda patinam na preparação para o evento, organizando promoções pouco atrativas ou até sofrendo com falta de mercadorias e dificuldades para entregar os produtos no período.

Tem um comércio virtual e está ansioso para lucrar com a Black Friday 2018, mas já sofreu com a falta de planejamento em edições anteriores? É sua primeira data e não sabe como se preparar para ela? Fique tranquilo.

Seja você novato ou veterano, esse texto é para você. Aqui, reunimos todas as dicas que você precisa para se organizar para a Black Friday 2018, e colher apenas lucros e boas vendas na data que movimenta o comércio brasileiro.

 

Invista em promoções reais

Quando a Black Friday chegou ao Brasil, uma das grandes queixas dos consumidores era de que os produtos anunciados não tinham bons descontos. Na verdade, eles custavam “a metade do dobro”.

A polêmica com os preços cobrados no evento, que eram inflados dias antes para serem artificialmente reduzidos na data, deram à Black Friday o apelido pejorativo de “Black Fraude”, que ainda acompanha algumas lojas até hoje.

Então, se você vai aderir à Black Friday 2018 pela primeira vez, ou quer manter uma boa reputação junto aos clientes, invista em promoções reais. De nada adianta aumentar o preço hoje e baixar amanhã. Reduza valores que você já cobrava assim o consumidor sentirá os descontos.

 

Fique de olho no estoque

Uma das grandes queixas de quem compra na Black Friday é que paga pelo produto, mas não recebe, porque as empresas alegam não ter a mercadoria vendida em estoque.

Para não cair nessa situação desagradável, reforce seu estoque algum tempo antes da data. Faça um levantamento dos produtos que tem disponíveis e programe a encomenda daqueles que estarão com valores promocionais na Black Friday.

Assim, você estará preparado para atender ao aumento de demanda comum para a data e terá clientes satisfeitos por todo o ano.

 

Monte vitrines especiais para a data

Mesmo que você tenha um e-commerce, montar uma “vitrine” especial para a Black Friday deve ser sua prioridade número um. Como? Organizando uma seleção de ofertas especiais para a data.

O consumidor que entrar em seu site precisa conhecer os produtos que estão com preço reduzido. Aliás, a Black Friday deve ser o principal evento de seu e-commerce, a principal notícia que um eventual comprador verá.

 

Capriche na propaganda

Em tempos de internet, a propaganda não é apenas a alma do negócio. É ela quem vai lhe ajudar a vender mais ou menos na Black Friday, mesmo que sua loja tenha promoções reais e incríveis.

Então, não economize na propaganda. Anuncie em redes sociais, em portais de e-commerce, invista em mala direta, o que mais vier à sua mente. O importante aqui é chamar a atenção do maior número de pessoas e convencê-los de que a sua loja tem o que eles precisam. Mais importante ainda, é investir em um visual mais moderno e personalizado referente ao layout da sua loja virtual, passando assim a credibilidade real que a sua loja possui.

 

Ofereça descontos especiais para os seus produtos mais vendidos

Durante a Black Friday, é natural que as lojas ofereçam descontos expressivos em diversos produtos, certo? Mas, a maioria costuma deixar de lado aqueles campeões de venda. Em geral, os descontos aplicados são bem parecidos com os dos demais produtos.

Para fazer diferente e vender muito na Black Friday, nade contra a maré. Como? Muito simples. Aplique em seus campeões de vendas descontos muito maiores do que os outros produtos poderiam receber.

Além de você presentear os consumidores que já costumam comprar esses produtos regularmente, você atrairá ainda mais visitantes para a sua loja.

 

Venda produtos por R$ 1,00

Parece exagero, mas funciona! Tente juntar uma quantidade considerável de produtos durante todo o ano e venda-os pelo menor custo possível, de preferência a preços de R$ 1,00 ou pouco mais do que isso. A intenção aqui não deve ser de forma alguma o lucro, e sim colocar uma promoção tão absurdamente barata que fará com que o seu cliente efetue a compra dele e de mais produtos na sua loja virtual, para compensar assim, ao menos, o valor que ele irá pagar com o frete. 

Junte produtos com numerações que não saíram durante o ano, produtos parados, brindes de revendedores, entre outros. Vale tudo para fazer com que novos clientes comprem na sua loja virtual.

 

Prepare sua equipe de vendas

Mesmo quem atua em um e-commerce precisa estar preparado para o aumento da demanda durante a Black Friday. Nesse dia, é comum que as lojas virtuais atendam o consumidor em período integral, sem um tempo mínimo de descanso.

Se este for o seu caso, invista em um bom treinamento para a sua equipe de vendas. Oriente-os com o maior número de informações possível sobre um determinado produto e esteja sempre pronto para tirar o maior número de dúvidas que surgirem.

Com essas orientações, sua participação na Black Friday 2018 será um sucesso.

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