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5 Dicas para fidelizar os clientes em seu e-commerce

Como fidelizar clientes em e commerce

Com o aumento expressivo na categoria de e-commerces e lojas virtuais no Brasil, a disputa para conquistar clientes vem crescendo a cada dia.

Há pouco tempo, achávamos que o que fidelizava, realmente, um cliente eram os preços mais atrativos e competitivos. Hoje, sabemos que isso é, verdadeiramente, um fator muito importante, no entanto não é mais decisivo.

Claro que o fator custo, sempre irá contar muito para a decisão de compra, porém outros fatores influenciam tanto quanto os valores dos produtos no momento da decisão.

Pensando nisso, queremos te ajudar com dicas que potencialize a sua estratégia de fidelização de seu cliente! Planejamos tudo para que você possa tirar o melhor proveito desse conteúdo.

Vamos lá?

 

# Dica 1 – Qualidade do atendimento

Acreditamos que um dos pontos que mais chama a atenção atualmente é a qualidade do atendimento que você dá.

Talvez, esse seja um dos fatores mais importantes que seu público alvo leva em consideração hoje. Ninguém quer ser tratado como mais um número. Eles querem atendimento especial, querem perceber que são importantes para a sua marca e isso pode te trazer consequências bastante positivas.

Se nós pudéssemos te dar um conselho dos bons, seria a dedicação e o investimento no atendimento. Prepare a sua equipe para atender muito bem e falar a linguagem que o seu público alvo utiliza.

 

# Dica 2 – Crie um ambiente de navegação confortável

Por mais que seu preço seja muito bom e muito acessível, de nada adianta se o seu público não consegue encontrar as opções dentro de sua loja.

Nesses casos, nosso conselho é que você procure sempre manter tudo bem categorizado, pensando na experiência do usuário, para que quem for navegar em sua loja, já vá direto ao local que deseja conhecer os itens.

Isso evita que ele se canse da navegação e vá embora. E mais, também diminui o tempo de decisão, pois, se ele entra em sua loja e logo acha o item de desejo, as chances de ele botar no carrinho e passar o cartão são muito maiores.

 

# Dica 3 – Valorize compras recorrentes

Essa é uma estratégia mais avançada, mas que tem o poder de fazer com que quem já comprou de você, continue comprando mais e mais.

Você já deve ter sido impactado por ela alguma vez…

Sabe aqueles e-commerces que te dão descontos em sua segunda compra? Pois bem, eles estão incentivando você a voltar e comprar mais.

Já que você sabe disso, porque não aplicar em seu próprio negócio? Crie formas de presentear, com descontos ou cupons, os clientes que já compram de você, dessa forma, sua marca incentiva que eles retornem e se tornem mais fiéis.

 

# Dica 4 – Ofereça o frete grátis

Essa é uma sacada muito conhecida quando o assunto são e-commerces, porém continua funcionando muito bem.

Nenhum público gosta de pagar frete, isso é um fato. No entanto, pelas recentes mudanças de regras do Correios, por exemplo, algumas empresas se viram obrigadas a repassar esse custo ao consumidor.

Só que você pode adotar uma outra postura com relação a isso.

Por que não embutir o valor no preço do produto, mesmo que ele fique pouca coisa mais cara, e usar a chamada informando que o consumidor que compra com você leva frete grátis?

Quando você faz essa compilação, seus clientes vão perceber a vantagem de comprar do seu negócio. E acabarão fazendo essa opção!

Essa é uma dica que cabe a qualquer modelo de vendas online. O frete costuma ser uma das grandes barreiras que faz você perder dinheiro.

Fique atento a isso!

 

# Dica 5 – Prazo de entrega

Na questão do prazo de entrega, vamos ter 2 pontos que vale o destaque.

O primeiro deles é com relação aos prazos muito longos, por mais que seu preço seja o menor, se a demora para entregar o produto for muito grande, o consumidor prefere pagar um pouco mais, do que ter que esperar semanas.

Sabendo disso, você precisa alinhar a sua logística aos bons prazos de entrega!

Partindo do mesmo ponto, atrasos não são bem-vindos, pelo contrário, farão com que seu consumidor sempre se lembre de que você atrasou! O que poderá resultar em uma experiência negativa, capaz de gerar uma sensação de insegurança, que por sua vez, impedirá novas compras por parte desse usuário.

Quanto a isso, nossa dica é sempre dar um prazo maior do que será entregue, levando em consideração a entrega mais rápida.

Quanto antes você entrega, mais surpreendido seu cliente ficará! Tornando toda a situação muito favorável para a sua marca.

Anote todas as dicas e aplique!

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