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Dicas para Vender Mais na Black Friday 2017

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A Black Friday, evento anual que costuma ocorrer todo final de novembro, é uma data muito esperada pelos consumidores. Oferecendo preços baixos em seus produtos, os lojistas possuem grandes chances de atraírem novos clientes.

 

Grandes lojas como as Lojas Americanas, Submarino e Saraiva, por exemplo, oferecem descontos de mais de 50% em boa parte de suas mercadorias, que vão desde livros a aparelhos eletrônicos. Por esta razão, as lojas “menores” não devem fazer feio na data, para não decepcionar e afastar os consumidores.

 

Estamos a praticamente um mês de distância da Black Friday, mas desde já é importante ter um planejamento, para que com a chegada da data, sua empresa possua uma conduta honesta e promoções realmente vantajosas para o público. Sendo assim, confira nossas 7 dicas de como vender mais nesta data.

 

  1. Planeje tudo com antecedência: Dica fundamental. Sem ela, não é possível dar prosseguimento às demais. Os departamentos de marketing, comercial, logística, tecnologia e estoque da loja devem se unir nesta missão. Afinal, é preciso ter em mente que muitos dos clientes em potencial poderão estar visitando a sua empresa pela primeira vez.

 

Portanto, é preciso trabalhar neste primeiro contato, para que estes consumidores fiquem satisfeitos com os produtos e ofertas e voltem em uma próxima vez.

 

  1. Elabore uma base de consumidores: Uma boa tática para o Black Friday é fazer uso da ferramenta de e-mail marketing. Este canal traz resultados satisfatórios de vendas na data. Todavia, é preciso ter cuidado para não enviar suas promoções para aquelas pessoas que não possuem interesse em seu produto. Como assim?

 

Muitas companhias operam com base de consumidores segmentados. E nisso, são levados em conta diversos critérios sobre o seu público-alvo.

 

  1. Faça promoções com aquilo que é desejado: Dica muito importante e que muitos varejistas pecam. Oferece descontos nos produtos mais desejados pelos consumidores. Afinal, não adianta nada você colocar um desconto incrível em uma mercadoria que ninguém quer comprar, não é mesmo?! Lojas online têm a vantagem de saber quais são os produtos mais vendidos e procurados. A recomendação é ofertar descontos nestes produtos, pois assim, o tráfego do seu site será auxiliado, gerando vendas das demais mercadorias da loja.

 

  1. Ofereça aos clientes descontos reais: Acha um absurdo ler isso? Pois é. Infelizmente, muitas lojas oferecem descontos falsos. Acontece da seguinte forma: Faltando poucos dias ou semanas para a Black Friday, a loja abaixa o valor de tal mercadoria e , quando chega no dia da Black Friday, voltam o valor para o seu preço antigo, dando a alusão de que foi ofertado o desconto.

 

Com o acesso à internet em qualquer local, os consumidores percebem este tipo de fraude, sem contar que eles prezam pela transparência da empresa. Portanto, se você não quer ser negativado ou receber reclamações posteriores, ofereça sempre descontos reais.

 

  1. Planeje o suporte de acessibilidade: Vamos voltar ao primeiro item: todos os departamentos da sua empresa devem se unir. Sendo assim, a equipe de tecnologia deve estar preparada e engajada para manter o seu site estável e em um bom desempenho (velocidade).

 

Isso é uma questão muito importante. Como a Black Friday é uma data onde há muitos acessos simultâneos em um mesmo site, se o mesmo não estiver preparado para isso, ele poderá ficar lento ou até mesmo sair fora do ar. Não é preciso nem dizer que se isso acontecer, você irá perder vendas, não é?!

 

  1. Ofereça mais formas de pagamento: Uma vantagem que as lojas virtuais têm sobre as lojas físicas são os meios e as possibilidades de pagamento. Ainda assim, em datas como a Black Friday, é necessário ampliar a variedade de pagamentos, além de condições de parcelamento. Forneça ao consumidor meio de parcelamento diferenciados e sem juros.

 

  1. Elabore estratégias de logística: A venda não acaba assim que o pagamento for confirmado. Ela só acaba quando o produto é entregue ao cliente. Portanto, é primordial traçar estratégias de logística, para que a entrega não atrase e falhe.

 

Em casos de atrasos, o consumidor ficará satisfeito, o que irá afetar nas futuras compras que ele viria a fazer na sua loja. O que também deve ser considerado é o frete. Se ele for muito caro, mesmo que o produto esteja num ótimo preço, o cliente irá desistir da compra.

 

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