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Mineração de Dados no E-Commerce: Conheça melhor seu público

A sua loja virtual está preparada para entender e atender aos seus clientes? E se fosse possível capturar os hábitos do seu usuário nas mais diversas mídias sociais, como Facebook, Twitter, Reclame Aqui e outros? E se as conversas e ações que as pessoas estão tendo sobre a sua loja virtual fossem reunidas, analisadas de forma criteriosa e se transformassem em informação estratégica para a sua tomada de decisão? E se isso tudo acontecesse em tempo real?

Essa realidade já existe e já faz parte do dia a dia de empresas líderes de mercado no Brasil e no mundo. Com o nome de mineração de dados, esse processo baseia-se em estatística e inteligência artificial para extrair dados de diversas fontes, cruzá-los e encontrar padrões relevantes.

 

Como a mineração de dados funciona na prática?

A pesquisa e a análise estratégica de dados sociais para conhecer melhor determinado público é a base do trabalho dos profissionais de planejamento e marketing das empresas dos mais variados setores. Mas para que isso seja viável e gere informações concretas para uma tomada de decisão precisa, é necessário contar com ferramentas capazes de realizar a mineração de dados. 

A mineração irá se preocupar em captar o que é relevante para cada empresa, através de uma educação prévia da ferramenta, nas mídias sociais como um todo e onde quer que pessoas e marcas interajam entre si.

 

Como a mineração de dados auxilia na identificação do público

Por meio da mineração de dados, as redes sociais se tornam ricas fontes de informação, onde é possível identificar e mapear quem são aquelas pessoas que estão falando sobre o a sua loja virtual. Você poderá entender exatamente o que o seu cliente quer, ou seja, conhecer melhor suas realidades e necessidades.

É possível gerar relatórios que darão sólida base para você, que irá gerar mensagens especificamente para aquilo que o seu consumidor está disposto a ouvir, aumentando a receptividade da sua marca.

Você sabe o que as pessoas estão dizendo sobre o seu atendimento e sobre o layout da sua loja virtual? Isso tem causado impacto na experiência de compra dos seus clientes? Quem é o seu tipo de consumidor mais exigente? O que ele comenta com seus amigos e na internet? Quem são aqueles que mais interagem com a sua marca? Todas essas questões podem ser entendidas e atendidas como uma análise aprofundada do Big Data Social.

 

Entenda como as pessoas enxergam seu negócio

Com a mineração de dados sociais, é fácil verificar o que as pessoas dizem e ainda identificar o sentimento delas em cada conteúdo gerado. Informações negativas sobre um produto, preço, experiência de compra ou atendimento? Tudo pode ser identificado na análise dos dados sociais.

Sabe-se que a concorrência também tem suas armas e se ela ainda está ali é porque consegue engajar e manter clientes e pedidos. Através da captação e análise de dados é possível perceber como andam as estratégias e preços da concorrência, bem como a visão do público frente a isso.

Conhecer o público é apenas uma das funções da mineração de dados, no entanto, é um ponto bastante estratégico em qualquer negócio para reter e manter clientes, gerar uma imagem positiva, a rentabilidade e o sucesso da marca.

 

Identifique as formas de interação

Ao trazer o poder da mineração de dados para a realidade do seu mercado, você pode entender melhor quem é o seu público-alvo. Dessa forma é possível se preparar para interagir com os mais diversos públicos e perfis. Uma loja de roupas para bebês pode descobrir, por exemplo, que mães solteiras tendem a aproveitar as promoções divulgadas na parte da manhã, enquanto pais de recém-nascidos perdem tais promoções, pois interagem com a marca durante a madrugada. Parece um exemplo bem específico, porém, uma análise bastante aprofundada pode ser facilmente feita em qualquer segmento através da mineração.

Ao entender quem são essas pessoas que compõem a sua audiência e o que fazem online com precisão, quais são os seus hábitos e como os seus produtos interagem com os seus clientes, é possível criar conteúdo cada vez mais relevante e alocar recursos no desenvolvimento de um produto altamente focado.

Como você, lojista, faz para conhecer o seu público? Já utiliza a mineração de dados? Comente!

Mineração de Dados no E-Commerce: Conheça melhor seu público
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