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Saiba como analisar a usabilidade de seu e-commerce

como analisar a usabilidade de seu ecommerce

Manter o seu e-commerce sempre atualizado e com uma navegação de qualidade é um dos pontos primordiais para que a taxa de conversão se mantenha sempre em alta.

O que muitos lojistas não sabem é que, de forma constante, é preciso analisar a usabilidade de seu e-commerce para entender se o usuário está sentindo-se confortável ou se há algo que ainda pode ser melhorado.

Com o passar do tempo, tendências e melhores práticas são atualizadas e você precisa estar ciente disso. Para que essa tarefa seja mais simples, iremos te ajudar…

Separamos 5 dicas de como analisar a usabilidade de seu e-commerce.

Vem com a gente!

 

# 1 – Opte por ferramentas que auxiliem sua análise

 

Antes de mais nada, se você não tiver as ferramentas adequadas para a análise de usabilidade em seu e-commerce, a tarefa é quase impossível. Nesse ponto, não as ter, é trabalhar diante de opiniões e de achismos que não lhe trarão nada positivo.

Há uma gama de opções que você pode utilizar, desde ferramentas gratuitas como o Google Analytics, até as pagas, que lhe permitem uma porção de análises. Escolha uma que mais lhe agrada.

 

#2 – Mapa de Calor

 

Para quem tem um e-commerce, talvez essa seja uma das formas mais assertivas de entender como o usuário se comporta dentro do seu site.

Se você não conhece esse tipo de análise de usabilidade, está na hora de começar a usar.

Basicamente, o que vai acontecer é que um mapa de calor será disponibilizado em cima de sua loja. Com isso, você saberá os lugares que são menos acessados, pois estarão em tons mais frios. E os que são muito acessados, pois estarão em tons
quentes.

Há diferentes tipos de informações que esses mapas poderão lhe gerar, desde a quantidade de cliques que o usuário faz até finalizar a compra, o caminho que ele faz com o mouse e o que mais você quiser saber.

 

#3 – Recordings

 

Se você já havia gostado do mapa de calor, então vai se apaixonar pelo recordings. Se no mapa, ele te dará todos os locais em que o usuário passou, aqui ele gravará tudo o que foi feito, desde a entrada até a saída.

Em que isso pode te ajudar?

Talvez, você não esteja conseguindo visualizar, mas essa gravação pode te dar uma métrica muito interessante do caminho que um usuário faz até chegar a conversão, mostrando os pontos em que ele teve maior dificuldade. Com isso, você pode melhorar para dar maior fluidez ao processo.

 

# 4 – O funil de vendas

 

Será através da informação sobre o funil de vendas que você conseguirá identificar a quantidade de tráfego que está chegando em seu site. No entanto, essa não é a informação mais importante que você deve analisar…

Você irá perceber, olhando os números, que a cada etapa do processo, uma boa quantidade de usuários fica pelo caminho. Seu grande desafio é entender o motivo de isso estar acontecendo e a melhor forma de resolver.

Dizemos isso, pois conseguir que os usuários cheguem ao seu e-commerce já é um grande desafio. Sendo assim, uma vez lá dentro, você não pode perder a chance de converter, mas isso é o que mais acontece…

Talvez, seja um erro muito simples que está ocorrendo. Talvez seja um botão de call to action que não está funcionando devidamente ou, mesmo, alguma etapa do processo que está gerando dúvida.

Enfim, independente do que seja, você precisa identificar para tentar minimizar essa perda.

 

# 5 – Análise de carregamento da página

 

Por fim, você precisa analisar como uma métrica importante a velocidade de carregamento de seu e-commerce, principalmente no mobile. Isso porque, quando a página demora muito para carregar, o mais comum é que o usuário desista da conversão.

Ferramentas simples do próprio Google, como o PageSpeed Insights são capazes de identificar possíveis erros e te auxiliar na solução.

O que você não pode é deixar que a lentidão prejudique suas vendas! Se você precisa de ajuda para testar a usabilidade de seu e-commerce, ou então, se você está buscando melhorar os diversos pontos citados, nós podemos auxiliar você.

Temos um time bastante experiente que pode fazer com que sua loja fique o mais
otimizada possível, entregando uma usabilidade incrível ao seu potencial cliente.

Entre em contato ou venha bater um papo conosco.

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