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Saiba como montar um E-Commerce sem estoque

Montar um e-commerce tem se tornado uma solução muito procurada por pessoas que desejam encontrar uma fonte extra de renda ou estão em busca de uma nova trajetória profissional.

Quem vai partir para o comércio virtual tem um desafio extra a vencer: o estoque. Para o comércio, mesmo o virtual, é preciso ter algum estoque para atender a demanda dos consumidores.

Mas, o que muitos empresários do mundo online desconhecem é que é completamente possível montar um e-commerce sem possuir estoque. Para fazer isso, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados.

Você está planejamento entrar no universo do e-commerce e não tem condições ou espaço físico para montar um estoque? Esse texto é para você. Reunimos aqui algumas dicas para quem quer criar uma loja virtual sem montar um estoque.

 

Escolha bem o seu nicho

 

Quem deseja criar um e-commerce sem estoque precisa, antes de tudo, escolher muito bem o nicho que deseja atuar, já que alguns produtos simplesmente não se encaixam muito bem em lojas virtuais sem esse tipo de reserva.

Antes de bater o martelo, porém, é preciso considerar alguns pontos, como o valor dos produtos. Alguns custam muito caro, levando alguns fornecedores a não aceitar fechar parceiras para vendas de última hora.

Outro problema que pode aparecer é que, se você decidir vender produtos muito elaborados, os prazos de fabricação e de entrega podem ser maiores do que você imagina, ocasionando atrasos no envio e atrasando toda a cadeia, além de prejudicar sua reputação com os clientes.

Por isso, quem deseja montar um e-commerce sem estoque, o melhor é trabalhar em nichos com logística simples, com produtos de fabricação e reposição rápidas. Além disso, antes de fechar negócio com os fornecedores, é crucial definir quais as linhas de produtos que serão trabalhadas.

 

Conheça os modelos de vendas

 

Quem vai trabalhar com um e-commerce sem estoque precisa compreender o modelo de vendas que sua loja adotará. Nesse caso, será o “Just in time”, onde é possível trabalhar com o estoque do fornecedor e economizar no capital de giro, permitindo que esse dinheiro seja investido em outras áreas de seu negócio.

Entretanto, é importante se planejar, pois você precisará ir diversas vezes até o fornecedor para buscar a mercadoria que enviará ao cliente.

Outro tipo de vendas que podem ser aplicadas no e-commerce sem estoque é o “drop shipping”. Aqui, é o fornecedor quem cuida de toda a logística de entrega, e não o dono do e-commerce.

Esse tipo de vendas pode dar muitas dores de cabeça, como a falta de fornecedores de confiança, problemas de comunicação entre você e seu fornecedor, incerteza se os produtos que vendeu estão realmente no estoque e atrasos na hora da entrega.

Quem opta por um e-commerce sem estoque pode, ainda, negociar produtos a prazo. Nessa modalidade, você procura seu fornecedor, retira uma determinada quantidade e paga depois de um tempo, em geral após receber o dinheiro das vendas que realizou.

 

Procure os fornecedores certos

 

Um lojista que abre um e-commerce sem estoque precisa escolher o fornecedor certo, para não ter problemas de disponibilidade dos produtos que está vendendo.

Para não errar, é preciso saber como esse potencial fornecedor trabalha, e avaliar questões como sua política de preços, se é organizado com os níveis de seu estoque, se é capaz de cumprir prazos e, principalmente, se os produtos que fabrica são de qualidade.

Depois de escolher quem é o melhor fornecedor para a sua empresa, é preciso trabalhar no relacionamento com eles. Nesse momento, vale conversar com gerentes, donos ou outros representantes, se apresentar e conversar melhor sobre sua loja e os produtos que vai vender.

Além disso, é importante deixar claro que está começando no negócio, que quer investir seu capital de giro para a expansão do negócio, e está em busca de parceiros para vendas “Just in time” ou pagamentos a prazo.

 

Estude o estoque de seu fornecedor

 

Antes de fechar a parceria, é importante também que o dono de um e-commerce sem estoque estude o estoque de seu fornecedor, para saber se ele será capaz de atender suas demandas dentro do prazo.

 

Analise a concorrência

 

Outro ponto importante é analisar a concorrência, para ver se os preços praticados não estão muito acima do que outros estejam oferecendo pelos mesmos produtos.

 

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