Comercial: +55 11 95440-2950 WhatsApp Comercial: +55 11 95440-2950 comercial@chicledigital.com.br Brasil, São Paulo - SP

Vantagens e desvantagens de abrir uma loja virtual

vantagens desvantagens de abrir uma loja virtual

Ter uma loja virtual é a meta de muitos empreendedores, como um meio de ampliar o seu negócio e faturamento.

No entanto, para abrir uma loja virtual (ou e-commerce, como também é conhecido), é preciso ter planejamento, que vão desde: Custos, opções de pagamento, promoções e formas de envio.

Apesar de serem questões importantes, estas não são as únicas coisas a se pensar antes de abrir o seu negócio. Quais são, portanto, as vantagens e desvantagens em abrir uma loja virtual? 

 

Vantagens de montar uma loja virtual

 

  1. Disponibilidade: Diferente de lojas físicas, as lojas virtuais podem funcionar por 24 horas por dia, durante todos os dias de semana, incluindo datas como feriado. Isso significa que o cliente pode comprar a qualquer horário, seja de dia ou até mesmo de madrugada, como melhor lhe for conveniente.

 

  1. Acessibilidade: É muito importante que a plataforma escolhida para montar a sua loja física (seja um site próprio ou em “hospedeiros” como o Mercado Livre) possua acessibilidade para todos os tipos de aparelhos de uso: Computadores, notebooks, tablets e celulares. Muitas lojas online não são adaptadas para o mobile (celular), o que acaba comprometendo o visual da loja e até mesmo a venda. Lembre-se que a aparência e a acessibilidade contam muito para o consumidor.

 

  1. Prazo: Convenhamos, montar uma loja online leva muito menos tempo e possui menos burocracia do que uma loja física.

 

  1. Alcance: Hoje em dia, todos estamos conectados, seja em nossos smartphones ou pelo notebook. Sendo assim, é possível localizar com facilidade lojas de outras regiões e Estados. Uma pessoa de São Paulo pode perfeitamente – graças à internet – comprar de uma loja online do Pará. Também há a possibilidade de efetuar vendas internacionais, expandindo ainda mais o negócio. Já as lojas físicas só têm alcance local.

 

  1. Valores, promoções e pagamento: Nas lojas virtuais é muito mais fácil encontrar produtos mais baratos do que em lojas físicas, estejam eles em promoção ou não. Você já percebeu, por exemplo, que um determinado livro na loja física da Livraria Saraiva custa x reais, enquanto que na loja virtual este mesmo livro custa bem menos? Isso se dá pelo fato de que nas lojas virtuais, o produto não ocupa espaço.

Além disso, nas lojas online há muito mais promoções, sem contar os cupons de desconto. Outra vantagem às lojas virtuais está relacionada a forma de pagamento, pois há muito mais formas de efetuar o pagamento: Pagamento com cartão de crédito, débito, boleto bancário e sistemas de pagamento online como o PagSeguro, Mercado Pago e PayPal.

Apesar destas grandes vantagens, as lojas virtuais também possuem certas desvantagens.

 

Desvantagens de abrir uma loja virtual

 

  1. Opção de experimentar o produto: Isso é válido principalmente para mercadorias como roupas e calçados. Nas lojas físicas, podemos prova-los à vontade, além de poder tocar a peça, verificar seu material, a qualidade… Já nas lojas virtuais, o consumidor tem que se contentar com as imagens e descrição do produto. Muitas vezes, as roupas e outros artigos acabam deixando a desejar, por conta da qualidade, diferença de cor etc. Afinal, as fotos podem enganar muito! Por isso, é fundamental fazer uma descrição precisa das suas mercadorias.

 

  1. Insegurança por parte dos clientes: Apesar de vivermos a era online, muitas pessoas seguem “à moda antiga” e não comprar em lojas virtuais. Em alguns casos pode ser por falta de conhecimento, mas boa parte se dá pela insegurança. Muitos consumidores têm receio de comprar em uma loja desconhecida por medo de não receber o produto ou até mesmo de informar seus dados pessoais e bancários.

 

  1. Atrasos e danificações do produto: Ao menos uma vez você irá sofrer com o atrasos dos seus produtos, e nem será por sua culpa e sim pelos Correios. É comum haver este atraso, e, infelizmente algumas mercadorias mais frágeis estão sujeitas a serem danificadas durante o transporte, fazendo com que o consumidor se decepcione ao receber o pedido.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental embalar bem suas mercadorias, envolvendo-as em papelão ou qualquer outro material resistente, que faça com que a caixa do produto fique firme.

 

Vantagens e desvantagens de abrir uma loja virtual
5 (100%) 3 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *