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Vantagens e desvantagens de um Marketplace

Tendo desembarcado no Brasil em 2012, o marketplace é uma espécie de shopping center virtual, onde os consumidores podem encontrar várias marcas e lojas em um só lugar, encontrando os melhores produtos e os melhores preços rapidamente.

De olho nessa tendência, e no crescimento das compras virtuais, muitas gigantes do e-commerce entraram nesse mercado, como Americanas, Shoptime, Walmart e Mercado Livre.

Esse modelo de negócio ganhou muitos adeptos entre os varejistas, seja os grandes ou pequenos, porque permite que o vendedor exponha seu produto a uma gama infinita de pessoas, pagando uma pequena taxa.

Embora pareça muito vantajosa à primeira vista, como tudo dentro e fora da internet, o marketplace tem pontos positivos e negativos. Você sabe quais são? Não? Tudo bem. Esse texto é exatamente para você.

Reunimos abaixo as vantagens e desvantagens de montar um marketplace, para ajudá-lo a tomar a decisão se esse é ou não o negócio ideal para você. Pronto?

 

Vantagens do Marketplace

 

Visibilidade

Aderir ao marketplace é uma chance incomparável de aumentar a visibilidade de sua marca, afinal, quanto maior a quantidade de visitas que o site onde você está possui, maior será o público que você irá atingir.

Esse fator elimina a necessidade de investimentos em tempo e dinheiro para a divulgação de seu produto.

Além disso, essa visibilidade aumenta a confiança de seus clientes em comprar seus produtos, pois eles estarão expostos em uma vitrine consolidada.

 

Custos e Retornos

Em um marketplace, os custos com publicidade são menores. Em geral, os donos do site negociam os valores diretamente com os expositores.

Os lojistas que atuam em um marketplace têm, também, investimentos muito reduzidos em tecnologia e mídia, aumentando exponencialmente sua margem de lucro.

 

Vendas maiores

O marketplace é uma grande oportunidade para turbinar suas vendas, já que possuem uma grande audiência e, por consequência, um potencial maior de possíveis clientes.

 

SEO

Os lojistas que negociam em um marketplace têm, ao seu lado, sites muito bem indexados e com um excelente SEO, melhorando indiretamente o ranqueamento de seu site, aumentando os acessos e as vendas futuras.

 

Diversidade de público e crescimento do negócio

O marketplace permite que novos usuários conheçam a marca, trazendo novos públicos para a sua loja e, ainda, aumentando os produtos ofertados por seu e-commerce.

Essa maior visibilidade trará, ainda, aumento de clientes e de faturamento, permitindo que o negócio cresça.

 

Desvantagens do Marketplace

 

Dependência

As empresas, principalmente as pequenas, podem se tornar dependentes do modelo de negócios do marketplace.

Isso acontece porque, se o marketplace encerrar as atividades, as marcas inseridas ali perderão seu canal de venda, e para as lojas que tem nessa modalidade sua forma exclusiva de vendas, será o fim de seu negócio.

Outro ponto que pode pesar é o aumento de taxas, porcentagens sobre vendas ou comissões, que também podem pesar, e sua loja funciona apenas por maketplace, ela deve se enquadrar a essa situação ou tentar remediar.

 

Afetar a personalidade da marca

Mesmo que o marketplace identifique a marca de sua loja durante a venda dos produtos, os clientes podem acreditar que estão comprando de uma determinada loja, e não da sua. Por exemplo, eles podem dizer aos amigos que adquiriram roupas ou eletrodomésticos do Magazine Luiza, e não da sua loja.

Esse comportamento pode tornar mais difícil fixar sua marca na mente dos consumidores. Gerar recompensas também é mais difícil, já que o lojista praticamente não trabalha a identidade de sua marca.

 

Afinal, o maketplace é positivo?

Embora seja extremamente útil, é preciso avaliar bem a possibilidade, pois ele pode funcionar muito bem para um nicho e não trazer resultados expressivos para outro, por uma série de fatores.

Uma ideia interessante seria sua empresa investir em um e-commerce e estar presente também em um marketplace, afinal esse modelo de negócios é um excelente atalho para levar seus produtos diretamente aos clientes, mas sem descuidar de sua empresa.

Aqui, é importante sempre avaliar o seu negócio, conhecendo o momento que seu negócio está vivendo e estudar todos os concorrentes, diretos e indiretos, além de investir sempre em propaganda e instrumentos que aumentem sua visibilidade.

O Marketplace não é uma fórmula mágica de sucesso. Ele pode tornar as coisas mais fáceis, mas requer trabalho e dedicação para que traga os números desejados.

Vantagens e desvantagens de um Marketplace
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