Comercial: +55 11 95440-2950 WhatsApp Comercial: +55 11 95440-2950 comercial@chicledigital.com.br Brasil, São Paulo - SP

Você sabe qual a diferença entre UX e UI?

Se você precisa fazer um projeto de produto, seja ele qual for, é interessante conhecer um pouco mais sobre as diferenças entre UX e UI. Assim, você não fica por fora do seu caminho para projetar e pode entregar ao consumidor o melhor produto possível.

 

Muitas pessoas ainda não conhecem esses termos muito bem, e podem acabar se confundindo na hora de montar um design. Hoje, vamos falar sobre essas propriedades do design voltadas ao ambiente online, com a construção de sites, e ao seu produto, seja lá qual for o mercado da sua empresa.

 

Quando você vai produzir uma plataforma para o cliente, precisa pensar nesses dois termos para conseguir o sucesso que espera. Assim, nada sai dos trilhos e você pode oferecer o que tem de melhor ao seu consumidor. Entenda mais sobre o que estamos falando a seguir.

 

UI – user interface

 

Primeiramente, vamos falar do UI. Como você pode ver, quando falamos sobre essa área, estamos falando da interface do usuário do seu produto. É, em termos mais práticos, o meio de interação do cliente com o que você tem a oferecer pela sua empresa.

 

Pense, por exemplo, no caso de um site de vendas. UI vai estar relacionada com toda a parte visual do projeto, todas as partes mais físicas e palpáveis, que permitem que o usuário compre ou entre em contato com informações sobre o ramo do seu negócio.

 

Por isso, o que pertence a esse ramo pode ser muito variado. Pode ser um menu, uma barra de buscas, uma seleção de itens, uma separação de produtos de acordo com categorias, entre outros elementos. É por essa razão que pode ser tão complicado determinar as diferenças básicas entre UX e UI.

 

O papel do profissional que cuida dessa parte do trabalho é de guiar o consumidor da melhor maneira possível. Você não pode deixar que o seu consumidor se perca, por exemplo em seu site, ao longo do processo de interação com o produto. É o que chamamos de produção de uma interface intuitiva e simples, que todos consigam acompanhar independentemente dos conhecimentos específicos na web.

 

UX – user experience

 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a UI, vamos falar de UX, também conhecida como user experience, ou a experiência do usuário em uma tradução simples. Como o nome sugere, tudo que for relacionado aos sentimentos e impressões do cliente ao acessar a plataforma pode contar nessa área.

 

O profissional vai colocar todo o seu projeto em interação com o cliente, e vai produzir respostas efetivas. Podemos dizer que essa é uma parte mais aprofundada do projeto, em comparação com a parte mais visual da UI.

 

Você deve ficar de olho em algumas coisas nessa porção do projeto: como está sendo a interação, se o cliente está feliz com os resultados, se o ambiente é amigável, se a usabilidade está se saindo como planejada, se o percurso pelo produto até a compra está se dando de forma natural, entre outros detalhes.

 

Tome cuidado, pois essa porção do trabalho não está ligada apenas ao produto, como muitos podem pensar. Na realidade, você deve enxergar o percurso que leva o consumidor até esse produto. Vamos imaginar que o seu cliente precisa chegar até um produto físico vendido por meio de uma loja virtual.

 

Na hora de tornar a experiência mais agradável, simples e natural, você precisa olhar para a totalidade do percurso, e não apenas para o produto em que o seu cliente está interessado. Isso significa fazer um bom trabalho com os anúncios que levam o cliente à plataforma, a plataforma em si, os métodos de pagamento, os botões de menu, a facilidade em tirar dúvidas e a política em caso de problemas com a entrega.

 

Parece muita coisa? Na verdade, esses dois conceitos te dão mais ou menos um guia de como o processo de desenvolver um produto deve se dar. Afinal, você realmente precisa de uma parte visual de qualidade, mas também é obrigação ter uma boa interatividade e aceitação por parte do consumidor.

 

E aí, agora você já entendeu um pouco mais sobre os dois conceitos? Deixe seu comentário e tire outras dúvidas com a nossa equipe.

 

Você sabe qual a diferença entre UX e UI?
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *